Algumas razões para se escrever um livro

21/04/2021

Eu escrevo desde os 14 anos, claro que não foi nenhum bestseller. Eram apenas pensamentos diários, isso mesmo, eu escrevia meus pensamentos, sentimentos e muitas vezes minhas desventuras amorosas, que eu achava naquela época, serem minhas maiores aventuras - mal sabia eu - que aventuras eu teria de verdade, quando estivesse mais velha. 

Eu escrevia em meu diário quase todos os dias, sim, porque naquela época, eu tinha muitos afazeres - estudar, ballet, estudar e me preocupar com as provas finais. Coisa que penso hoje em dia, eram uma benção ter apenas isso para se preocupar e fazer. Mas quando se é jovem, você acha que tudo é crítico, o cabelo não estar legal, era motivo para morrer, a roupa inadequada para tal ocasião, era motivo para morrer, tirar nota baixa na prova...isso mesmo, morrer! Hoje eu queria apenas morrer...kkkk só para ter um pouco de descanso, das minhas reais atribulações - veja só você - o dia tem 24hs, e te garanto que não dá para fazer metade das atividades que tenho hoje em dia. Escrever, divulgar, cuidar da casa, filhos, marido e encontrar tempo ainda para uma vida social. Gostaria de ter no mínimo 48horas/dia, e mesmo assim, acho que ás vezes seria pouco. 

Eu criei um hábito de ler e escrever muito cedo, adorava ler, todo tipo de livro, eu tinha uma assinatura com um clube de livros que não sei se ainda existe nos dias de hoje, - se quiserem verificar e depois comentar aqui - chamava-se " Seleções Riders Digest " Comprava vários livros, que eu mandava solicitação pelos correios, pois é gente, naquela época não existia computadores, e muito menos compras on-line, você preenchia um formulário de papel que vinha no final do livro, marcava os livros que tinha interesse e levava até os correios para postar, e quando chegava, você ia até a central dos correios para retirar e efetuar o pagamento.

 E assim iniciei minha vida, nas compras "online" em 1990. Comprei tantos livros que fiz uma biblioteca particular, fora os livros que o colégio mandavam comprar para inteirar na matéria de português e literatura. Eu tinha minha própria biblioteca. Infelizmente com o passar dos anos e depois da era digital, tudo mudou e fiquei sem espaço para os meus livros. hoje tenho tudo digitalizado, e acredito que a maioria de vocês também. Sinto falta do cheiro dos livros, da macies das páginas, de olhar a cabeceira da cama e ver um exemplar novinho de algum autor interessante que me indicaram ou ganhei de presente, ao invés de a acordar e ver apenas uma luz neon do celular. 

Meu primeiro livro escrito e publicado foi aos 32 anos. Esse que está na pagina inicial deste blog. Eu não sei vocês, mas eu já tinha toda a estória da saga em minha cabeça. Tive grandes influenciadores, como J.K. Rowling, com suas obra excepcionais de Harry Potter, que fico imaginando como autora e leitora, como ela deve ter obtido tanta inspiração para criá-los. 

A maior razão para eu decidir escrever um livro e depois ter coragem de procurar uma editora e publicá-lo foi, que uma vez eu li - A obra de vida de uma pessoa, só será completa se ela, tiver um filho, plantar uma árvore e escrever um livro - então, como eu já tinha feito todas as outras coisas, só me falta escrever um livro..., foi ai que, decidi botar a mão na massa e me aventurar nesse mundo louco e  maravilhoso da literatura. -  e você? o que te fez ser um escritor ou autor?  -  deixe sua experiência e sua estória nos comentários.

Um escritor precisa de concentração, entrar no enredo da estória, incorporar seu personagem principal, e ainda, dar vida aos demais personagens do seu livro para que eles criem um interação real, um contexto harmonioso com a estória. E acreditem, não é fácil ! Hoje estou escrevendo o segundo livro da minha saga. Estou com sérios problemas de concentração, interação com os personagens...sinceramente, não estou conseguindo me conectar com a estória, que como eu já disse anteriormente, já estava toda em minha cabeça. Mas há uma grande diferença, entre ter a estória formada a desenvolvê-la.  

Agora junte tudo isso e some com um editor pressionando você para terminar o livro, afinal, você ganha para isso - eu sou contratada - escrever é o meu trabalho. Como sair disso ? você deve estar se perguntando - principalmente se você for um escritor, ou, autor iniciante -  qual o segredo? vai por mim...não há nenhuma fórmula mágica para isto, mas sim, esvaziar a mente, observar as coisas á sua volta - viver - e deixar a mente fluir, pois querendo ou não, você já é uma pessoa privilegiada, que usa um pouco mais do seu cérebro - pois as pessoas normais usam 10% do cérebro - nós artistas conseguimos desenvolver um pouco mais a mente, pois usamos uma fonte cerebral que nos torna especiais...criadores de vidas - mesmo que apenas literárias - criamos magia, levamos pessoas à outros mundos, planetas, damos vidas a seres celestiais, monstros e etc. 

Conte pra mim, o que te faz sair da paralisia criativa quando você está escrevendo ou compondo?  - deixe seu comentário, seu plano infalível para sair dessa. Como é o seu processo de criação? conte pra gente! - que tal falarmos sobre ressaca literária no próximo post? deixe o livro nos comentários que te deixou de ressaca, para comentarmos também. tchau! x o x o


© 2021  Blog Textos e Contextos. by Anna Cardoso. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora